Introdução à Didática do Estudo do Meio
Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2013/2014
Código: |
EDB30005 |
Sigla: |
IDEM |
Secção/Departamento: |
Ciências Sociais e Pedagogia |
Semestre/Trimestre: |
2º Semestre |
Cursos: |
Sigla |
Anos Curriculares |
ECTS |
LEB |
3º |
4 |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Carga horária: |
Horas/semana |
T |
TP |
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Tipologia de aulas |
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Responsável: |
Maria Leonor da Graça Saraiva
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Corpo docente: |
Fernando Miguel de Matos Vasconcelos Almeida
Maria Leonor da Graça Saraiva
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Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
As crianças estão constantemente a aprender coisas acerca do mundo em que vivem e possuem já algumas ideias bem firmes sobre o que as rodeia. Quando entram num contexto educativo formal, as ideias prévias que as crianças têm vão influenciar o modo como participam nas atividades educativas. Em muitos casos, a passagem de uma abordagem de senso comum e empírica para uma visão científica tem de ser uma das tarefas dos educadores.
Cabe aos educadores e professores estarem conscientes dessas ideias e experiências anteriores para poderem desenvolver os conceitos científicos, as capacidades, as atitudes e os valores dos alunos, atendendo às suas características psicológicas e sociológicas. É fundamental que os educadores e professores tenham uma ideia clara acerca da natureza das suas próprias experiências e ideias sobre as ciências, dando ênfase ao desenvolvimento de competências (processos científicos) e à exploração de conceitos unificadores (científicos e metacientíficos) na organização do ensino e da aprendizagem das ciências nos primeiros anos de escolaridade. O desenvolvimento destas competências é, também, um fator de cidadania e de integração, com efeitos no desenvolvimento da sociedade.
A finalidade desta unidade curricular é proporcionar aos futuros educadores e professores do ensino básico os conhecimentos fundamentais, tanto de ordem conceptual como metodológica, para poderem contribuir eficazmente para a educação científica das crianças, quer relativamente ao “mundo natural” quer ao “mundo social”. Optou-se por dividi-la em módulos destinados a introduzir os conhecimentos e as abordagens da didática das ciências da natureza e das ciências sociais aos futuros educadores e professores. Cada módulo é formado por duas Unidades temáticas ou programáticas que, em conjunto, vão contribuir para os fins que se propõem nesta UC.
Programa
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Modo de Avaliação